Jornal Tijucas - Importante reunião discute futuro econômico da Capital Catarinense do Calçado

Importante reunião discute futuro econômico da Capital Catarinense do Calçado

Negócios -

A Capital Catarinense do Calçado, São João Batista, sediou nesta quinta-feira, 21 de maio, no Centro Cultural Batistense, uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro presencial e virtual reuniu senadores e deputados federais do estado, representantes dos ministérios da Economia, Saúde e Educação.

Com o intuito de discutir as reivindicações do setor calçadista que vem sofrendo grandes impactos econômicos, desde que a crise gerada pelo Covid-19 atingiu o país, além de, projetar a retomada industrial do município.

 

 

IMPACTOS

 

São João Batista gira sua economia em torno do setor calçadista, com o ínicio das medidas de distanciamento social e demais cuidados necessários ao enfrentamento do novo coronavírus, o município tem sofrido grandes prejuízos.

Estimativas apontam que desde meados de março mais de 2,9 mil trabalhadores foram dispensados, contabilizando uma queda na produção em torno de 70%.

 

REIVINDICAÇÕES

 

Entre as principais reivindicações do setor apresentadas na reunião estão, a suspensão do pagamento dos tributos federais durante a pandemia, adiamento dos vencimentos de empréstimos e financiamentos junto aos bancos públicos, criação de uma linha de crédito para capital de giro das empresas e a alteração do Reintegra para o teto de 5%.

 

Foto: VipSocial/Divulgação

 

Além disso, foi solicitada a ampliação da liberação das folhas de pagamentos e a prorrogação da validade das medidas que permitem a suspensão de contratos de trabalho ou a redução das jornadas de trabalho.

O coordenador do Fórum, deputado federal Daniel Freitas, afirmou que os parlamentares catarinenses estão comprometidos em encontrar alternativas e apoiarão as demandas do município junto ao governo federal.

 

DEMAIS PARTICIPAÇÕES

 

A reunião aconteceu respeitando todos os protocolos de distanciamento social e contou com a presença dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça e Darci de Matos, além da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e do deputado estadual Altair Silva, presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados da Alesc. O governador Carlos Moisés participou por videoconferência.

 

“ Todas as medidas de flexibilização estão sendo tomadas com responsabilidade, preservando a prioridade de salvar vidas, mas permitindo a manutenção de atividades econômicas com segurança.”

 

     Carlos Moisés, chefe do Executivo Estadual

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, também participou de forma remota na reunião. Assim como, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

 

“Novas medidas voltadas à abertura de crédito estão sendo implementadas agora e terão reflexos nas próximas semanas. No entanto, estamos abertos ao diálogo com os setores que não forem atendidos por estas medidas transversais”

 

     Marcelo Pacheco dos Guaranys, representante do Ministério da Economia

 

 

Ainda de forma online participaram da reunião, o Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Jorge Luiz Kormann e o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

 

REPORTAGEM

 

 

PARTE I

 

 

PARTE II

 

 


Fonte: Com Agências