Jornal Tijucas - Espanha define os classificados aos torneios internacionais caso a liga não termine

Espanha define os classificados aos torneios internacionais caso a liga não termine

Esportes -

A Federação Espanhola de Futebol definiu nesta quinta-feira, junto com a Comissão Delegada da RFEF, um plano para caso a atual temporada do Campeonato Espanhol não possa ser finalizada. A competição está paralisada desde o dia 12 de março, devido a pandemia do coronavírus.

(Foto: Divulgação/Barcelona)

“Estamos passando por situações e circunstâncias excepcionais e estamos trabalhando para fornecer uma estrutura de segurança jurídica em qualquer um dos casos que possam surgir. Nesse sentido, a RFEF deseja cumprir suas obrigações caso, em caso de suspensão de competições, receba a solicitação da UEFA para solicitar aos clubes espanhóis que teriam acesso a competições europeias na próxima temporada e a Espanha estiver em uma contingência única que não foi compartilhada por outros países. Em outras palavras, devemos antecipar uma hipótese em que os outros países possam acabar e não podemos”, disse o Secretário-Geral da RFEF, Andreu Camps.

Assim, foi definido que Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Real Sociedad, as atuais quatro primeiras equipes da classificação, seriam classificados a Liga dos Campeões. Para a Liga Europa, iriam Getafe e Atlético de Madrid, quinto e sexto colocados respectivamente. Já a terceira vaga seria determinada com base na final da Copa do Rei, que também corre riscos de não ser disputada.

Se a partida decisiva for realizada, vai o campeão. Mas se ele já estiver entre os seis primeiros e, portanto, já classificado, o time que ocupar o sétimo lugar na primeira divisão vai.

Já se não houver o jogo, existem três possibilidades. Se os dois clubes estiverem nas seis primeiras posições, seria o sétimo na competição regular. Caso um dos dois fosse classificado entre os seis primeiros, o outro finalista iria. Já se nenhum dos dois finalistas estiver entre os seis primeiros, seria o melhor classificado na liga.


Fonte: Com Agências