Jornal Tijucas - Coronavírus é dez vezes mais perigoso do que o H1N1, diz OMS

Coronavírus é dez vezes mais perigoso do que o H1N1, diz OMS

Saúde -

O novo coronavírus é até dez vezes mais letal do que H1N1, segundo apontam dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Popularmente conhecido como “vírus da gripe suína”, o H1N1 ou Influenza A surgiu em 2009 e, segundo a OMS, deixou 18,5 mil mortos em todo o planeta. Já a revista médica Lancet estima que até 575 mil pessoas tenham morrido em decorrência da doença. A covid-19 já registrou mais de 115 mil mortes.

“Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a COVID-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva virtual feita de Genebra e reportada pela AFP.

O H1N1 é transmitido através do contato direto com animais, objetos contaminados ou com pessoas doentes por via aérea ou por partículas de saliva e de secreções respiratórias. Já o novo coronavírus também pode ser transmitido através do contato pessoal com outras pessoas infectadas ou no toque a objetos contaminados. Por isso, a recomendação de órgãos de saúde é de distanciamento social e também de higienização frequente.

A recomendação da OMS mantenham a quarentena para evitar a disseminação da doença. “Por fim, o desenvolvimento e a distribuição de uma vacina segura e eficaz serão necessários para impedir completamente a disseminação”, afirmou Ghebreyesus.


Fonte: Com Agências