Jornal Tijucas - Ibovespa oscila sem viés definido à espera da temporada de balanço nos EUA

Ibovespa oscila sem viés definido à espera da temporada de balanço nos EUA

Negócios -

Ibovespa tem feito movimentos de gangorra nesta segunda-feira. Depois de abrir em queda de 0,20%, o índice inverteu o movimento e passou a subir 0,20% ainda pela manhã desta segunda-feira, para 77.840 pontos. Não durou muito. O pessimismo com a temporada de balanços do primeiro trimestre nos Estados Unidos – que devem mostrar os impactos econômicos das medidas de distanciamento social para as empresas – e com o acordo histórico da Opep+ de reduzir a produção do petróleo abaixo do esperado pelo mercado fez com que o principal índice da bolsa brasileira voltasse a cair. O sobe e desce continuou à tarde. Às 15h57, o principal índice subia 0,61% para 78.155 pontos. Na semana passada, o Ibovespa teve alta de 11,7%.

Essa indefinição do Ibovespa se dá porque, por um lado, os investidores estão acompanhando com otimismo a discussão no plenário da Câmara que deverá apreciar o projeto de lei 149/19 que muda várias regras para ingresso e manutenção dos estados no Regime de Recuperação Fiscal. Mas, por outro, aguardam com ansiedade a temporada de balanços nos Estados Unidos que deve apresentar números bem aquém dos projetados no início do ano.

Conhecido como Plano Mansueto, o projeto previa que estados sem nota de crédito para obter empréstimos poderiam contar com garantias da União desde que adotassem pelos menos quatro do total de oito contrapartidas, entre elas, proibição de aumentos do funcionalismo e não realização de concursos, entre outros. Ao longo da última semana, várias propostas e ajustes circularam.

Já a votação do chamado da Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento de Guerra (PEC 10/2020) no Senado, anunciada para hoje, será feita na quarta-feira. Segundo o líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), na sessão desta tarde o relator da matéria, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que passou o feriado em conversas com senadores, apresentará seu parecer que será seguido da discussão da matéria. A decisão de adiar a votação foi tomada em uma reunião de líderes da Casa nesta manhã.

“Começamos o dia seguindo os pares [indicadores] externos com incertezas sobre o impacto de médio e longo prazo de nas empresas. Agora, os investidores estão acompanhando os bastidores das negociações políticas”, afirma Lucas Lima, economista e analista da Toro Investimentos.

“Lá fora, impera um sentimento de incertezas. Estamos seguindo o mercado americano que reflete a pandemia de coronavírus”, afirma Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset. Às 15h11, a Nasdaq operava em alta sutil de 0,13%, Dow Jones de 1,90% e S&P, de 1,54%. Os mercados na Europa e na Austrália não abriram por causa do feriado de Páscoa. As bolsas asiáticas fecharam em baixa, com destaque para Nikkei, que caiu 2,33%, já a bolsa de Shanghai fechou com queda de 0,49%.

De acordo com a CNBC, a Ford Motors anunciou que as receitas da montadora caíram 15,7% no primeiro trimestre por causa da pandemia de coronavírus. Com isso, os papéis da companhia operam em queda de 6%.

O primeiro a anunciar os resultados será o banco americano JP Morgan, na terça-feira, e a expectativa é de uma temporada com receitas comprimidas. Tanto é que a Securities and Exchange Commission, órgão que regula os mercados nos Estados Unidos, incentivou as empresas a fornecer projeções para os próximos trimestres a fim de mostrar que os três primeiros meses do ano serão atípicos, de acordo com a CNBC.

Sobre petróleo, o presidente americano, Donald Trump, usou a rede social Twitter para destacar que a Opep+ está estudando cortar a operação em 20 milhões de barris por dia, e não 10 milhões como anunciado.

(Estando envolvido nas negociações, para dizer o mínimo, o número que a Opep+ está vislumbrando é cortar 20 milhões de barris por dia, não 10 milhões como tem sido noticiado. Se algo parecido com isso acontecer, o mundo volta aos negócios de antes do desastre da covid-19, a indústria de energia vai voltar a ser forte muito mais rápido do que o previsto atualmente. Obrigado a todos os que trabalharam comigo para trazer esse grande negócio de volta aos trilhos, em especial, a Rússia e a Arábia Saudita. Donald Trump, no Twitter)

Por causa disso, às 11h, o petróleo do tipo WTI disparou 5,18%, sendo cotado a 23,94 dólares, e Brent também passou a operar em alta de 2,38%, negociado a 32,23 dólares. No entanto, o movimento foi pontual. Às 12h, o WTI subia 1,1% para 22,99 dólares e o Brent 0,44% para 31,62 dólares.

Na esfera local, o relatório do Banco Mundial prevê uma retração de 5% para a economia brasileira em 2020. Para os dois anos seguintes, a entidade projeta uma taxa de crescimento de 1,5% e 2,3%. O banco aponta a queda repentina no preço do petróleo e a epidemia  do coronavírus como os principais culpados. Já a projeção oficial do Ministério da Economia, divulgada no dia 20 de março, projetou o produto interno bruto brasileiro em 0,02%. Segundo o relatório do Banco Mundial publicado no domingo, as principais economias da América Latina devem sofrer retrações similares: Argentina (-5,2%), Chile (-4,8%) e México (-6%).


Fonte: Com Agências