Jornal Tijucas - Memes à solta aliviam tensão durante pandemia de coronavírus

Memes à solta aliviam tensão durante pandemia de coronavírus

Entretenimento -

O coronavírus tem despertado o melhor e o pior do ser humano, com mostras de solidariedade e egoísmo pelo mundo. O fenômeno se repete nas redes sociais. Ao mesmo tempo em que fake news põem em risco a saúde das pessoas, memes que esbanjam humor, criatividade e um toque de inteligência circulam na internet e ajudam a passar pela quarentena de forma mais leve. Separamos alguns exemplos:

DARWIN
O cientista inglês autor do livro “A Origem das Espécies” postulou na teoria da seleção natural que indivíduos com características que favoreçam sua existência em cada ambiente tendem a deixar mais descendentes, o que ajuda em sua perpetuação. Os menos preparados tendem a diminuir em número e, possivelmente, desaparecer. Ainda no século XIX, segundo os memes, ele já previa o comportamento de algumas pessoas em meio a pandemia de coronavírus.

DINOSSAUROS
O presidente Jair Bolsonaro e uma ala liberal do governo são contra as medidas de isolamento pois elas irão prejudicar a economia. Estudos mostram, no entanto, que a recuperação econômica costuma ser mais rápida em pandemias exatamente em países que adotam restrições antes. Como mostra o meme, os dinossauros tiveram esse mesmo dilema há 66 milhões de anos. E, bem, acabaram extintos. 

UM TEXTO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS
Os memes costumam ter imagens, mas às vezes apenas o texto transmite toda a mensagem. É o caso desse. Por anos, muitas vezes, nosso maior desejo era apenas que o final de semana chegasse para ficar em casa descansando da correria do trabalho ou da escola. Agora, chega o final de semana e continuamos igual a todos os outros dias. Confinados. 

ACHATAR A CURVA
Governantes e autoridades médicas do mundo inteiro têm no momento uma só obsessão: achatar a curva de infectados para que o número de doentes não suplante a capacidade de leitos dos hospitais e assim os pacientes com a Covid-19 possam ser tratados. Com a quarentena e o aumento do sedentarismo, as pessoas em casa também pensam em como achatar outra curva….

LAVA UMA MÃO, LAVA A OUTRA…
Aprendemos na marra a importância de lavar a mão o tempo todo para manter o vírus longe. Mesmo quando a epidemia passar, manter esse hábito será saudável para todo mundo. Quem deve estar sofrendo mesmo é Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo, com suas muitas mãos. A Índia adotou quarentena que confinou 1,3 bilhão de pessoas, a maior da história. 

ALUNOS APLICADOS
A professora de português da Folha Thaís Nicoletti deve estar orgulhosa dessa mensagem que circula pelas redes. Um observador atento (e com bastante tempo de sobra) percebeu a semelhança entre as letras p, b, d e q. A quarentena  proporciona descobertas incríveis. Outro meme famoso que circula mostrava indignação quando alguém descobre que um saco de arroz tem alguns grãos a menos que outro

MÁSCARAS E ÁLCOOL SEM GEL
Apesar de OMS não recomendar que qualquer um saia de máscara na rua, o número de pessoas com o equipamento tem sido bastante grande. Ela é também uma das figuras centrais nos memes que circulam pela internet. Tem gente bebendo a cervejinha do final de semana bem protegido… 

VAI PA ONDE
O meme baseado na série animada Pocoyo, lançado pela Cartoon Network, ganhou as redes sociais no final do ano passado e virou unanimidade no Carnaval. A versão mais famosa nessa quarentena mostra  o personagem com roupa de profissional de saúde. Já sabe, né? Vai pa onde? Fica em casa! 

ISOLAMENTO GEOMÉTRICO
Horizontal ou vertical? Não importa, o momento é de isolamento qualquer que seja o ângulo. Tão certo como a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa é que só sairemos dessa após um confinamento em massa por um tempo. 

DOMINGO VIROU SEGUNDA E SEGUNDA DOMINGO
Todos os dias estão iguais há algumas semanas e o meme do Homem Aranha define isso de forma perfeita. O jeito é manter a saúde mental em dia, tentar de vez em quando ouvir música, dançar, ler um livro, pintar e outras atividades que ajudem a desligar das redes sociais e do noticiário 

MUDANÇA DE STATUS
Se você acha que no marasmo atual é impossível manter os contatinhos em dia, ledo engano. Dá pra mudar o status no Facebook…

MUITOS MEMES EM UM
Bolsonaro com roupa de ficar em casa, a moça que empurrou o padre Marcelo Rossi do altar e a terra plana (Olavo de Carvalho, guru do presidente, não refuta a possibilidade da “esfericidade do planeta”) compõem um meme que ilustra a vontade de muitos brasileiros com a postura do presidente ao lidar com a pandemia de coronavírus. 

O AMOR NO TEMPO DO CORONAVÍRUS
Quem está solteiro pode dizer que “pelo menos estão beijando”

ERA UMA CASA, MUITO ENGRAÇADA…
Qual é a primeira coisa que você fará quando acabar a quarentena? Muitos irão responder que é ir numa casa que não a própria. Outros memes abordam a questão doméstica. “Peraí, estou numa reunião no quarto, em breve vou me deslocar até a cozinha. O dia é corrido hoje, depois tenho que dar uma passada no banheiro”, diz um áudio que circula nas redes.

DR. AUZIO
O meme do Drauzio Varella com “né minha filha” surgiu depois da polêmica entrevista do médico e colunista da Folha com a transexual Suzy em um presídio. A frase, no entanto, ficou no imaginário dos memes e passou a ser usada para quase toda situação.

BEM CONTRA O MAL
Viralizou a imagem do papa Francisco rezando numa praça São Pedro, no Vaticano, completamente vazia. Os memeiros de plantão aproveitaram a cena e criaram a luta do pontífice contra o mal do coronavírus, simbolizado ali por Darth Vader, o vilão de Star Wars

Alexandre Cabral@AlexandreJus
 

Curti o crossover...????????

Ver imagem no Twitter
800
Informações e privacidade no Twitter Ads
169 pessoas estão falando sobre isso
 
 

POLUIÇÃO
Não é só a poluição do ar que está menor com a quarentena. O rio Tietê também está mais limpo. Até golfinhos foram vistos por lá. Se está nos memes, é verdade

Joca Reiners Terron@jocaterron
 

Assim amanheceu o Tietê após cinco dias de quarentena.

Ver imagem no Twitter
104 mil
Informações e privacidade no Twitter Ads
25,8 mil pessoas estão falando sobre isso
 
 

TRADUÇÃO
A internet tem permitido ver uma série de ações bem-humoradas e criativas que surgem nessa quarentena digital. Essa versão dublada da clássica entrevista da Galinha Rafinha merece um Oscar

Milenaa@brilhena
 

Sei nem mais que dia da quarentena é... e vamos de Galinha Rafinha

Vídeo incorporado
40,3 mil
Informações e privacidade no Twitter Ads
11,7 mil pessoas estão falando sobre isso
 
 

MÃO NA MASSA
Uma das dicas para superar esse momento de quarentena é botar a mão na massa na cozinha e aprender a preparar novos pratos. Cuidado com a aparência, no entanto, pois sua família pode não querer experimentar…

 


Fonte: Com Agências