Jornal Tijucas - Cuidado ao baixar o aplicativo de auxílio emergencial da Caixa no Android

Cuidado ao baixar o aplicativo de auxílio emergencial da Caixa no Android

Últimas notícias -

 
Google Play está cheio de aplicativos que podem enganar usuário e que podem causar prejuízos às vítimas

Nesta terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo oficial para liberação do Auxílio Emergencial, a bolsa de apoio a quem perdeu sua renda com o isolamento provocado pelo coronavírus. No entanto, se você está usando o Android, achar esse aplicativo não é tão simples assim.

Já se sabe há bastante tempo que o Google não tem muito controle sobre os aplicativos que são publicados na Play Store, mas isso fica ainda mais evidente quando um app tão importante como o que a Caixa liberou nesta terça-feira. O app oficial fica completamente perdido se o usuário tenta pesquisar pelas palavras “auxílio emergencial”.

Não é possível cravar que todos os aplicativos tenham algum fim nefasto. Muitas vezes o desenvolvedor cria um app para orientar os usuários, trazendo dicas de como proceder para ter acesso ao auxílio emergencial, apesar de a prática cair zona moral nebulosa, já que se aproveita do desespero dos usuários para conseguir visualizações de anúncios. Ainda assim, o app pode não tentar roubar informações bancárias sensíveis de seus usuários, por exemplo.

O que não dá para garantir é que todos os aplicativos presentes no Google Play e que se aproveitam desse momento sejam tão inocentes assim, especialmente com a possibilidade de obter documentos como RG, CPF e dados bancários. Além disso, outros comportamentos danosos podem se manifestar posteriormente, como instalação de malware para monitoração das atividades do usuário, por exemplo.

Então, se você está procurando pelo aplicativo correto e orientações sobre como utilizá-lo, confira este tutorial do Olhar Digital.

Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Fonte: Com Agências