Jornal Tijucas - Governo de SC capacita quase 5 mil profissionais para combater coronavírus

Governo de SC capacita quase 5 mil profissionais para combater coronavírus

Últimas notícias -

Segunda a Secretaria de Estado da Saúde, a pasta já capacitou 4.925 profissionais para atuar no combate ao coronavírus. A capacitação foi feita através de cursos virtuais em março. São 2.850 capacitados para trabalhar nas portas das emergências hospitalares, 1.325 para UTIs e outros 750 em unidades de pronto atendimento em diferentes cidades de Santa Catarina.

 

Capacitação à distância tem sido uma opção conforme os protocolos internacionais – Foto: Flavio Tin/ND

“Essa capacitação dos profissionais da saúde é fundamental tanto para que se efetue o tratamento correto dos pacientes da Covid-19 quanto para resguardar a integridade das equipes de atendimento. Eles são trabalhadores essenciais em um momento como esse. Os protocolos devem ser seguidos para garantir a saúde de todos”, afirmou o governador.

“Estamos vivendo um período complicado, de turbulências em todo mundo. Os profissionais da saúde muitas vezes se colocam em risco para fornecer tratamento à população em geral. Pedimos a compreensão dos catarinenses desse momento. Quanto menos expostos estiverem, maiores as chances de nos recuperarmos mais brevemente. Ficar em casa ainda é a melhor solução para este momento”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

No Brasil todo

Essas medidas de capacitação para enfrentar a pandemia foram tomadas em nível nacional. Na última quarta-feira (2), o Ministério da Saúde publicou a portaria nº639/2020 que prevê capacitação à distância de profissionais da saúde.

A ação abrange serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.

O cadastramento é online e pode ser feito por este link. O candidato receberá um e-mail com os cursos de capacitação e participará de um cadastro geral de profissionais habilitados. O cadastro pode ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS.


Fonte: Com Agências