Jornal Tijucas - Milhares de pessoas são vacinadas contra gripe na Grande Florianópolis

Milhares de pessoas são vacinadas contra gripe na Grande Florianópolis

Últimas notícias -

Nesta etapa da campanha, são imunizados idosos e profissionais de saúde e segurança. 

As prefeituras da Grande Florianópolis trabalham nos últimos dias para vacinar contra gripe idosos e profissionais das áreas de saúde e segurança. Milhares de pessoas já foram imunizadas. Na capital, são 32 mil, em Biguaçu são 4,4 mil e em São José cerca de 20 mil pessoas receberam a vacina, conforme as prefeituras.

A vacina contra gripe facilita o diagnóstico de coronavírus, uma vez que as duas doenças têm sintomas semelhantes. Os municípios informaram que trabalham na transposição dos dados da vacinação para o sistema do Ministério da Saúde, por isso ainda não dispõem de um balanço preciso da campanha com percentual de pessoas atendidas até o momento.

Nesta terça e quarta-feira (8), a vacinação contra gripe está sendo retomada em Biguaçu em 13 pontos de atendimento, que são igrejas e escolas, além de um drive-thru no Centro. A aplicação ocorre das 8h às 16h30.

Florianópolis

Na capital, 32 mil pessoas já receberam a vacina contra gripe até esta terça-feira (17), de acordo com a secretaria municipal de saúde. Esta semana, as vacinas estão sendo aplicadas em condomínios que solicitaram por e-mail a imunização de idosos com dificuldade de locomoção e dos idosos em Instituição de Longa Permanência.

Estratégia

Também serão vacinadas pessoas entre 55 a 59 anos, consideradas um grupo vulnerável para a doença. O ponto de vacinação em frente ao Koxixos está em funcionamento para população com mais de 60 anos. As escolas, não estão sendo utilizadas para aplicação de vacinas.

- A cada semana a gente muda a estratégia de pontos de vacinação, porque dependemos da chegada de vacinas para agir -explicou a chefe do departamento de atenção primária da Secretaria de Saúde de Florianópolis Ana Cristina Magalhães Báfica.

Nas próximas semanas a Secretaria de Saúde irá divulgar outras formas de acessar a vacina. Todos os pontos serão divulgados semanalmente.

São José

Em São José, 17 mil idosos e 5 mil profissionais das áreas da saúde, salvamento e segurança também receberam a vacina, segundo a prefeitura.

- No sábado e domingo, foram imunizados 800 acamados e 1,7 mil idosos com 60 anos ou mais em 117 condomínios. A meta é atingir 26 mil idosos. Hoje, 85% dos idosos já foram imunizados- afirmou a secretária de saúde Sinara Simioni.

Interação

Quem tem mais de 60 anos e mora em condomínio em São José, pode pedir para que o síndico agende com a equipes de saúde para que faça a vacinação no local. Basta enviar e-mail para [email protected] informando a idade e o número de idosos do edifício.

Para tirar dúvidas sobre vacinação, a prefeitura dispõe da Central Ligue Saúde São José. O número é 0800 580 3610.

Na próxima segunda (13), começa a 6ª etapa para imunização de idosos com idades entre 60 e 70 anos. Serão 12 pontos estratégicos de vacinação, distribuídos pelo município.

Onde o espaço permitir, a prefeitura fará o esquema drive-thru, em que o idoso é vacinado dentro do veículo.


Fonte: Com Agências