Jornal Tijucas - Coronavírus: Receita Federal alerta para golpes e faz operação durante pandemia

Coronavírus: Receita Federal alerta para golpes e faz operação durante pandemia

Últimas notícias -

Segunda fase da Operação Saldo Negativo investiga alto risco de “soluções fáceis” 

.
(Foto: Roberto Scola / Agencia RBS)

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal reforçou ações e operações de combate à fraude fiscal. Começou nesta semana a segunda fase da Operação Saldo Negativo para alertar sobre o alto risco de “soluções fáceis” a empresários em tempos de crise econômica. O foco é impedir que esta fragilidade estimule tentativas de fraude e sonegação.

— O crime financeiro muito claro é a venda de falsos créditos, que se aproveita especialmente do momento de fragilidade das empresas para oferecer essas soluções milagrosas, verdadeiros contos do vigário, aos empresários. Em dificuldade, podem se tornar suscetíveis a cair neste tipo de golpe — destacou um dos coordenadores da Operação Saldo Negativo, o auditor-fiscal Rogério Penna.

Saldo Negativo: Justiça aceita denúncia contra 29 pessoas; saiba quem são os réus

A análise da documentação apreendida na primeira fase apontou a existência de intermediários da organização criminosa e que há outros criminosos agindo na venda de falsos créditos tributários – todas as informações apuradas estão sendo compartilhadas, com a devida autorização judicial, com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. A segunda fase da Operação Saldo Negativo envolve sete auditores-fiscais em Santa Catarina.


Fonte: Com Agências