Jornal Tijucas - A crise e a reinvenção

A crise e a reinvenção

Últimas notícias -

A crise bateu à porta de toda a sociedade, do grande, do médio e do pequeno empresário aos trabalhadores informais, dos agricultores e produtores rurais ao comércio em geral. A pandemia do coronavírus está provocando estragos em todo o mundo.

O desafio de profissionais da saúde e dos governos é salvar vidas e salvar a economia, num esforço que exige união, conhecimento, coordenação e eficiência. Em meio a isso, tiramos lições e nos superamos. São nos dias difíceis que um cidadão cria as condições necessárias para que as dificuldades que atravessa deixem de existir ou, em caso da permanência das complicações que levaram ao momento desafiador, que a reação seja mais eficiente no sentido de reduzir o problema. Por isso as pessoas se reinventam e tentam tocas as suas vidas. Um exemplo bem localizado, aqui em Florianópolis, é o dos maricultores do Sul da Ilha.

Com as vendas paradas, principalmente para quem leva o produto na porta do consumidor, os maricultores buscaram uma alternativa que está dando resultado. O delivery foi a forma encontrada para garantir o sustento das famílias durante o período de quarentena. Assim, eles garantem que Santa Catarina se mantenha com líder absoluto na produção de ostras no Brasil, com 98% da totalidade do mercado.

Além dos empreendedores, o momento também serve para os governos se reinventarem. É hora de repensar os supersalários, os benefícios e os privilégios. Após a pandemia do coronavírus, o mundo não será mais o mesmo. As pessoas não serão as mesmas. As cobranças sobre os políticos serão maiores. É fundamental termos bom senso e discernimento para entendermos o que acontecerá daqui para a frente.


Fonte: Com Agências