Jornal Tijucas - Weintraub segue cartilha e nega ter sido racista: "tenho amigos chineses"

Weintraub segue cartilha e nega ter sido racista: "tenho amigos chineses"

Últimas notícias -

Untitled-3.jpg

(Valter Campanato/Agência Brasil)

O (ainda) ministro da Educação, Abraham Weintraub, tentou se defender nesta segunda-feira 6/IV após suas desastrosas provocações ao governo chinês feitas no fim de semana (veja detalhes abaixo). "Não acho que foi um post tão pesado. Não xinguei nenhum chinês. Tenho um monte de amigos chineses e conheço a cultura chinesa.", afirmou. "Falar que eu sou racista é uma acusação que, se fosse um brasileiro, ia ter que provar na justiça, exatamente como alguns chamaram e vão ter que provar, porque é uma acusação grave", disse ele em entrevista à Rádio Bandeirantes.

No entanto, Weintraub estabeleceu uma condição para que peça desculpas ao governo chinês: que o país aceite vender ao Brasil mil respiradores a preço de custo:

"Dado que a Embaixada chinesa ficou tão ofendida, e eu sei como é a negociação dos chineses, esse processo cultural, 'estou extremamente ofendido, venha pedir desculpas de joelhos aqui', (...) eu vou fazer o seguinte, meu acordo: Eu vou lá, eu peço desculpas, peço 'por favor, me perdoem pela minha imbecilidade'. A única coisa que eu peço é que dos 60 mil respiradores que estão disponíveis, eles vendam mil para o MEC, para salvar vida de brasileiros, pelo preço de custo. Manda a embaixada colocar aqui nos meus hospitais, e eu vou lá à Embaixada e falo 'eu sou um idiota, me desculpem'", declarou.

"Conhecendo a cultura chinesa, se eles têm 60 mil já a disposição para leiloar, eles devem ter mais, porque se eles colocassem que tinham 120 mil, o preço do leilão seria mais baixo. Conhecendo o jeito, eu já fui muitas vezes, sei como é a negociação, sei como é o processo, eu era do mercado financeiro", completou.

Em tempo: no sábado, Weintraub usou uma imagem de Cebolinha, da Turma da Mônica, na Muralha da China. E escreveu nas redes sociais: “geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”.


Fonte: Com Agências