Jornal Tijucas - #Verificamos: É antiga foto que mostra fila em frente ao Bom Prato em São Paulo

#Verificamos: É antiga foto que mostra fila em frente ao Bom Prato em São Paulo

Últimas notícias -

“Exemplo: Dória fechou os restaurantes para evitar aglomerações e ampliou o atendimento do Bom Prato, um restaurante estatal. Resultado?”
Imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 3 de abril de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 800 pessoas

 

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. A fotografia foi tirada na inauguração do restaurante Bom Prato Dia e Noite, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no dia 15 de janeiro de 2019. Ela foi originalmente publicada pela página SãoBernardo.INFO, um site de notícias com foco na cidade. Ou seja, a imagem não mostra uma fila atual no restaurante causada pela política de isolamento social do governo de São Paulo.

 

A partir do dia 24 de março, o governo de São Paulo decretou o fechamento de todo o comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, saúde, limpeza e segurança. Restaurantes e bares ficaram proibidos de servir alimentos e bebidas em mesas ou balcões, e só podem atender pedidos por telefone ou pela internet.

Na última segunda-feira (30), o governo paulista ampliou o atendimento de todas as unidades Bom Prato para atender pessoas em vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19. As refeições serão entregues em embalagens descartáveis e não será permitido se alimentar no estabelecimento.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés


Fonte: Com Agências