Jornal Tijucas - Prefeitura recebe nova remessa de vacinas e retoma campanha contra a gripe

Prefeitura recebe nova remessa de vacinas e retoma campanha contra a gripe

Últimas notícias -

O lote é do Ministério da Saúde e as vacinas estão sendo distribuídas nas unidades de saúde, nos hospitais e nas lojas da Drogaria Araujo

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi)
Prefeitura de Belo Horizonte recebeu nesta sexta-feira (3/4) mais uma remessa de doses e retomou a Campanha Nacional da Vacinação contra a gripe. O lote é do Ministério da Saúde e as vacinas estão sendo distribuídas nas unidades de saúde, nos hospitais e para as lojas da Drogaria Araujo. BH contabiliza aproximadamente 415 mil doses para a primeira fase da imunização.
 
A campanha foi dividida em etapas: a primeira tem prioridade de vacinação pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, que totalizam cerca de 400 mil pessoas. É previsto que as vacinações ocorram até 22 de maio.
 
O governo federal antecipou a campanha deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus e as doses estão sendo entregues de forma escalonada. A vacina não tem eficácia contra a COVID-19, mas protege contra três tipos de vírus da gripe.
 

PESSOAS ACAMADAS 

 
Ainda pode ser feito o cadastro para pessoas acamadas e residentes de casas de repouso. O período de inscrição vai até 9 de maio. A vacinação é domiciliar e exclusiva para o público-alvo. 
 
O cadastramento pode ser feito no portal da Prefeitura ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente.
 
*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
 

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Fonte: Com Agências